4 formas de valorizar seu patrimônio

Atualizado: 14 de jul.


Quando pensamos em agregar valor a uma propriedade, logo vem à cabeça grandes reformas e outras ideias tradicionais. Mas e se houvessem outra maneiras de valorizar seu patrimônio que não as usualmente praticadas? Listamos abaixo quatro formas inovadoras e com grande potencial de sucesso:


ECOSSISTEMA INTELIGENTE


A casa inteligente e a internet das coisas estão cada vez mais presentes no dia a dia das famílias de todo o mundo. São inúmeras as soluções para apartamentos, casas, condomínios, escritórios, etc: ares-condicionados, geladeiras, lâmpadas, lava louças, micro-ondas, TVs, entre outras. Essas soluções conectadas e integradas permitem a criação de um ecossistema inteligente controlado por aplicativo para smartphones e tablets e comando de voz por intermédio de assistentes pessoais que elevam a experiência do usuário para um patamar até pouco tempo inimaginável.


O valor da automação, seja ela corporativa, predial ou residencial, é mensurável e perceptível na rotina dos ambientes e das pessoas que os compõem e usufruem das funcionalidades dos sistemas.


Benefícios como conforto, eficiência energética e entretenimento são alguns dos mais procurados ou citados por pessoas que têm interesse em adquirir ou já possuem um sistema de automação instalado em sua propriedade. Imóveis com esse conjunto de características tornam-se mais atrativos dependendo do público-alvo a ser atingido.


Jovens, entre 18 e 35 anos, tendem a se interessar por esse tipo de oferta, principalmente por possibilitar que contribuam na prática com aspectos relevantes da sociedade moderna, como sustentabilidade, ao mesmo tempo em que otimizam espaços em pequenos ambientes, como lofts e estúdios, e vivenciam experiências enriquecedoras no dia a dia, criando um relacionamento mais próximo com seu condomínio, com seu escritório, com seu lar e com sua família.


EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ENERGIA RENOVÁVEL


Eficiência energética e energia renovável são outros aspectos relevantes da sociedade moderna que geram engajamento em boa parte da população. Ao elaborar projetos e especificar soluções que permitam mensurar e controlar o consumo de energia, tornando-o racional, ao mesmo tempo em que a gera a partir de fontes naturais, como o Sol, há uma clara diferenciação e consequentemente um enorme potencial de valorização da propriedade.


Geração de energia através de sistemas fotovoltaicos e/ou de aquecimento solar, controle de iluminação por sensores de luminosidade, movimento e/ou presença, monitoramento em tempo real do consumo de equipamentos de ares-condicionados, geladeiras, TVs, etc e integração de todas essas tecnologias ao sistema de automação do imóvel, possibilitando a geração e envio de notificações quando determinadas situações ocorrerem, como por exemplo, um equipamento de ar-condicionado permanecer ligado sem presença no ambiente, um circuito de iluminação for acionado durante o dia sem necessidade ou um problema na célula fotovoltaica for detectado, permitindo que ações corretivas sejam tomadas pelo proprietário diretamente do aplicativo do smartphone ou tablet de onde estiver, são alguns benefícios que podem ser considerados no início de um projeto e destacados junto aos potenciais clientes.

MONITORAMENTO E SEGURANÇA


A segurança patrimonial pode ser um fator decisório na elaboração de um projeto arquitetônico ou em uma transação imobiliária. Qualquer apartamento, casa, condomínio, escritório, etc, que tenha um sistema de monitoramento e segurança, composto por câmeras de monitoramento, central de alarme, controle de acesso biométrico, sensores de janelas e portas, com acesso, ações e notificações em tempo real, levam vantagem durante uma negociação.


Ao integrar um sistema de monitoramento e segurança a um sistema de automação, as funcionalidades e possibilidades aumentam ainda mais. Por exemplo, em caso de coação, o controle de acesso biométrico pode disparar uma notificação de pânico a empresa de vigilância do condomínio, da rua ou até mesmo aos órgãos governamentais competentes. Basta o usuário cadastrar uma das suas digitais ou uma senha numérica especificamente para essa função que o sistema de automação se encarregará de executá-la. Outra possibilidade é a criação de uma cena para simular presença na propriedade enquanto a família estiver viajando.


Todos os dias, em determinados horários, ações cotidianas serão realizadas pelo sistema de automação, como acender e apagar as luzes, ligar e desligar a televisão, abrir e fechar as cortinas, etc. Além claro, do acesso remoto as câmeras de monitoramento de onde estiver. Apresente esses diferenciais e descubra seu valor.

ORGANIZAÇÃO


A otimização de espaço para a organização da propriedade é outro item que pode ser utilizado como um diferencial de venda. Atualmente, existem diversos programas na TV e YouTube, além de projetos arquitetônicos, que exploram a tendência do armazenamento doméstico e influenciam milhares de pessoas que dão valor a potencializar a utilização dos móveis e ambientes planejados.


Gostou deste artigo? Entre em contato conosco






Fonte: Intelinn

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo