Automação para ar-condicionado: como funciona



O ar-condicionado é um item cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Saiba como funciona a automação dos aparelhos.

Embora seu objetivo seja trazer mais conforto às casas, escolas e escritórios, também é um equipamento que gasta muita energia.


Por conta da praticidade e eficiência que a automação traz à climatização, ares-condicionados, assim como ventiladores, janelas e aquecedores de piso estão entre os itens mais comuns de se automatizar em residências e prédios.


Além da facilidade de uso, economia de energia e maior sustentabilidade estão entre as maiores vantagens da automação de aparelhos de ar-condicionado.

Saiba como funciona a automação do ar-condicionado e quanto custa automatizar o controle da climatização na sua casa ou prédio:

O que é automação do ar-condicionado?


Um sistema de automação residencial ou predial pode incluir somente a climatização, ou ainda outros itens, como iluminação, áudio e vídeo.

No caso da climatização, especialmente aparelhos de ar-condicionado, a automação permite um controle facilitado dos dispositivos, o que por sua vez leva a um uso mais eficiente.


Por exemplo, é possível programar horários para ligar e desligar os aparelhos com base no período em que há pessoas na casa ou no ambiente.

Também é possível controlá-los remotamente, ou seja, acioná-los antes de chegar em casa para entrar em um ambiente com a temperatura desejada, ou desligá-los caso perceba que saiu e esqueceu algum aparelho funcionando.


Tudo isso faz com que o consumo de energia seja mais eficiente e leve a menos desperdício, o que reduz a conta.


Já a praticidade e o conforto vêm principalmente da possibilidade de criar configurações especiais e personalizadas para sua rotina. Assim, você pode controlar temperatura, intensidade e funcionamento dos aparelhos de qualquer ambiente da sua casa através de um único toque ou comando de voz.


Por exemplo, você pode ter uma “cena” que desligue todos os aparelhos de uma vez, que você pode acionar sempre que sai de casa. Também pode ter uma “cena” que controle a temperatura da sala quando está vendo um filme, enquanto mantém seu quarto em uma temperatura ambiente para não esquentar antes de você dormir.


Existe ainda a opção de monitorar o sistema todo e de utilizar funções do ar-condicionado como “sleep” e “economia de energia” de maneira mais prática.

Como funciona a automação para ar-condicionado?


De maneira geral, os aparelhos de ar-condicionado da casa ficam ligados a um módulo central de automação residencial ou predial.


Esse sistema, por sua vez, é conectado à fiação elétrica da casa ou do prédio, de forma que uma infraestrutura de cabos é necessária.


A central de automação é a responsável por unificar o controle dos dispositivos. É ela que permite que você desligue todos de uma vez, ou ligue apenas dois de uma vez, e assim por diante.


O tipo de controle ou interface a ser utilizado pode ser escolhido conforme o gosto e orçamento do cliente. Os mais comuns são:

- Comando via smartphone/aplicativo;

- Comando de voz;

- Controle remoto universal;

- Keypad (teclado de automação que lembra um tablet).

É importante lembrar que qualquer projeto de automação inclui uma etapa de planejamento, no qual a empresa de automação mapeia a infraestrutura necessária e explica diferentes opções de sistema para o cliente. Assim, você pode ter certeza de que o resultado estará de acordo com suas necessidades.


Depois do planejamento, há uma etapa de instalação e, se necessário, de treinamento dos moradores para o uso do sistema.


Os técnicos da empresa de automação acompanham todas as etapas, incluindo pequenas obras elétricas, para garantir a qualidade e bom funcionamento do sistema.


Vale observar ainda que a automação de ar-condicionado pode ser acompanhada de outros itens, como persianas, janelas e iluminação, para oferecer a climatização perfeita para cada ambiente de sua casa.

Vantagens da automação do ar-condicionado


Alguns dos principais benefícios de automatizar os aparelhos de ar-condicionado são:

- Conforto: a possibilidade de deixar qualquer ambiente da casa na temperatura ideal à distância de um toque não tem preço.

- Praticidade: o controle integrado simplifica o uso dos aparelhos, tornando mais fácil gerenciar temperatura, ventilação e umidade, bem como programar horários para funcionamento.

- Economia: o funcionamento dos aparelhos pode ocorrer de acordo com a demanda do ambiente. Com mais eficiência, menor desperdício e possibilidade de controlar os aparelhos à distância, a automação leva a uma redução na conta de energia.

- Sustentabilidade: por tornar o uso dos aparelhos mais eficiente, a tecnologia da automação também os torna mais sustentáveis, com menor impacto no meio ambiente.


Gostou deste artigo? Entre em contato conosco


Fonte: kostenhaus

3 visualizações