top of page

Como limpar de forma correta as telas dos eletrônicos



Seu dispositivo móvel, desktop ou TV precisa de cuidados periódicos para sempre funcionar bem, e poucos componentes são mais usados do que a tela. Com o tempo, marcas de dedos e impurezas diversas se acumulam, e não é legal andar com um foco de sujeira no seu bolso ou na mochila.

Claro, alguns cuidados precisam serem tomados mesmo no processo de higienização, e neste texto explicamos como fazer uma faxina geral na tela da melhor maneira.


1. Desligue tudo

Aqui não tem o que argumentar: é sempre mais seguro realizar qualquer procedimento de limpeza com os dispositivos desligados, principalmente porque você vai utilizar líquidos. Ainda que todos os cuidados sejam tomados ou que seja aparelho seja resistente à água, não dá para garantir que algo não vá entrar em contato com os componentes. Com o dispositivo ligado as chances de dar problema são maiores.


2. Não use água

Água e componentes eletrônicos não se misturam. Portanto, evite ao máximo utiliza-la na faxina. Além da possibilidade de dar curto, a água deixa resíduos para trás depois de evaporar, que podem causar problemas ao entrarem em contato com componentes internos. Há sprays específicos para limpeza de tela no mercado, os “limpa telas”.


O melhor produto para a limpeza de componentes eletrônicos, mesmo telas continua sendo o bom e velho isopropanol, também conhecido como álcool isopropílico, exatamente por este não deixar resíduos para trás e ser o mais indicado para a limpeza de componentes internos. Logo, o que vale para dentro também vale para fora.


Os sprays “limpadores de tela” tem exatamente essa composição ou similar e costumam vir acompanhados de pano microfibra por preços a partir de R$ 10.


Evite empregar etanol hidratado (o popular álcool de limpeza, de graduações variadas) e derivados. Mesmo álcool em gel, pelo mesmo exato motivo. Da mesma forma, não use detergentes, limpa-vidros comuns, removedores, saponáceos ou similares, pois eles podem deixar manchas permanentes na tela.


3. Maneire na dose

Não é porque o álcool isopropílico é o melhor para limpar a tela de seu celular, que você vai encharcar o pano de limpeza e consequentemente, o seu gadget. Pelo contrário, use uma quantidade mínima (uma borrifada do spray já basta) do produto de limpeza apenas para garantir que todas as impurezas e marcas possam ser retiradas. Fazendo dessa forma, você terá maior eficiência e economia, além de melhores resultados.


4. Use um pano de boa qualidade

Você também precisa dar atenção ao pano que vai usar. De preferência, utilize tecidos de microfibra ou 100% algodão, principalmente para não deixar fiapos para trás, além de estar sempre bem limpo e seco (sem restos de outros produtos de limpeza).

Ao mesmo tempo, use também um cotonete para alcançar os cantos mais inacessíveis, que não conseguir limpar com o pano e as mãos (principalmente os cantinhos de monitores e TVs). E assim como dito no passo anterior, utilize uma quantidade mínima de álcool isopropílico apenas para viabilizar a limpeza.

Nunca utilize esponjas, panos ásperos, ou qualquer tipo de papel, tanto pela possibilidade de riscar a tela quanto por deixarem fragmentos difíceis de tirar. 5. Como fazer a limpeza da tela

  1. Desligue o aparelho, umedeça o pano gentilmente;

  2. Faça movimentos circulares na tela, até que as manchas desapareçam;

  3. Se necessário, passe uma segunda demão contra as sujeiras mais persistentes;

  4. Use o cotonete levemente umedecido para limpar os cantos das telas;

  5. Caso o processo tenha deixado marcas, utilize o pano seco para retira-las.

A meta é não deixar nenhuma marquinha.

E pronto.

Como já explicado, é possível utilizar o álcool isopropílico em todo o corpo de um smartphone, tablet ou notebook, tanto para retirar manchas quanto eliminar impurezas dos contatos; nesse caso, o cotonete funciona muito bem. Seguindo estas dicas, seu smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo com tela ficará sempre bem limpinho.



fonte: tecnoblog.ne





8 visualizações
Whatsapp Road Automação
bottom of page