Entenda o que é cabeamento estruturado e por que você precisa disso



Talvez você já tenha ouvido falar de cabeamento estruturado e de como ele é importante para empresas. O fato é que irá se tornar cada vez mais importante para residências também.

Saiba o que é e como funciona uma rede estruturada e conheça os principais benefícios de ter uma em sua casa:

O que é cabeamento estruturado residencial?


Cabeamento estruturado é uma rede de cabos que reúne diversos sistemas de comunicação em uma estrutura física única. Em outras palavras, é uma forma de padronizar um tipo de rede através da organização de todos os cabos.


No caso do cabeamento de rede residencial, o que ele faz é organizar todos os cabos e sinalizações da sua casa, conectando funções com vídeo (como TV), voz (como telefonia) e dados (como internet) em uma rede só.


Isso significa que todas as informações podem ser transmitidas através da mesma infraestrutura, e que essa infraestrutura pode ser facilmente acessada a partir de um quadro, ou painel de manobras.

Como funciona o cabeamento estruturado?


O objetivo do cabeamento de rede residencial é padronizar conectores e meios de transmissão para redes de dados, voz e áudio, além de distribuir os fios da melhor forma por sua casa e de tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação.

Isso significa que a rede estruturada pode ser ligada a qualquer coisa, de impressoras a roteadores.


Por exemplo, através do cabeamento estruturado, você pode levar internet para sua TV, para o receiver do home theater, para o videogame, para o computador, bem como levar o sinal de TV à cabo a qualquer local da casa, telefone a qualquer cômodo ou cabos de áudio a qualquer ambiente.


Para que isso aconteça, é preciso criar um sistema integrado na qual os cabos possam ser facilmente redirecionados para qualquer lugar, ou seja, um “caminho” de transmissão entre pontos distintos.


É essa capacidade de se redirecionar por caminhos distintos dentro de uma rede unificada que faz do cabeamento estruturado tão eficiente.

Para que serve o cabeamento estruturado?


Hoje em dia, as casas são cada vez mais conectadas, e a internet é utilizada para quase tudo, desde ver um filme na TV até reuniões importantes em home office.

O cabeamento estruturado, portanto, serve para organizar todos os cabos utilizados e tornar a rede de dados, voz e áudio mais eficiente na residência toda.

Você já deve ter percebido que seu Wi-Fi não consegue suprir bem sua demanda de conexão, como todos os aparelhos que dependem dele atualmente (o que só vai piorar no futuro, claro).


Não é uma questão de ter um sinal mais potente – é uma questão de levar esse sinal aonde ele precisa chegar, da forma certa. Isso torna a rede muito mais abrangente e oferece internet de qualidade para todos os dispositivos.


Além de organizar e tornar a rede elétrica mais eficiente, o projeto de rede estruturada otimiza o tráfego de dados, diminui custos com manutenção, reduz prejuízos e acidentes e torna muito mais fácil expandir a rede da sua casa no futuro, se você desejar.


No caso do cabeamento não estruturado, que é o convencional, a instalação de cabos é feita por demanda. A cada nova demanda, é necessário mexer na infraestrutura novamente.

Já a rede estruturada é preparada para acomodar novos cabos, sem danos ao cabeamento já instalado.


Outro benefício é que ele torna a rede mais versátil. Enquanto diferentes equipamentos precisam de cabos diferentes para serem usados, o cabeamento estruturado é projetado para suportar tanto as suas necessidades atuais quanto quaisquer tecnologias futuras, englobando a maior possibilidade de usos.


Por fim, os cabos não ficam aparentes. Aquela bagunça de fios não é só feia; é também perigosa. Além do risco de tropeçar, os fios podem se danificar facilmente, ser molhados ou causar choques, por exemplo. Sendo assim, o cabeamento estruturado serve também para diminuir acidentes.


Para entender bem o que o cabeamento estruturado faz por sua casa, pense no seguinte: sua rede não só ficará mais veloz e eficaz, como também será organizada de forma fácil para chegar a qualquer lugar.


Isso significa que nunca mais vai faltar um ponto de TV à cabo em sua casa, ou a internet vai pegar mal em determinado cômodo, ou você vai ter que quebrar tudo para ligar um novo equipamento em algum ambiente.


De portaria eletrônica a internet banda larga, televisão analógica ou digital, som ambiente e câmeras de circuito fechado, tudo fica integrado em uma rede, com um acesso unificado e simplificado.


Essa integração também facilita muito a automação residencial de sua casa, outra tendência que se tornará cada vez mais comum. Ter uma casa inteligente possui inúmeras comodidades e vantagens, e o cabeamento estruturado pode tornar o processo de automatização mais eficiente.

Principais vantagens de ter uma rede estruturada residencial


Dentre as maiores vantagens de ter cabeamento estruturado residencial, estão

  1. manter o cabeamento organizado, tornando a identificação de cabos mais rápida;

  2. facilitar a instalação de novas conexões;

  3. facilitar a manutenção e a identificação de erros na rede;

  4. facilitar reconfigurações;

  5. melhorar o visual da casa;

  6. reduzir custos com manutenção a longo prazo;

  7. otimizar a rede, melhorando a velocidade ou o sinal de internet e TV, por exemplo;

  8. aumentar a segurança da rede, uma vez que o cabeamento estruturado utiliza normas e componentes padronizados.

Como fazer um projeto de cabeamento estruturado


O primeiro passo para organizar os cabos da sua casa é ter um bom projeto de cabeamento estruturado.


Para ser eficaz, o cabeamento estruturado precisa seguir diversas normas, em sua maioria internacionais, que padronizam a fabricação dos componentes.

No Brasil, a aplicação do cabeamento estruturado é regulada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). No caso das residências, aplica-se especialmente a norma NBR 16264.


Uma vez que se trata de procedimentos que precisam ser feitos com o máximo de atenção e segurança, é necessário contratar uma empresa de cabeamento estruturado com experiência para que eles planejem a melhor solução, da concepção da rede à instalação dos cabos.


O cabeamento estruturado certamente exige uma obra, de forma que uma grande vantagem é realizar esse tipo de planejamento ainda na fase de construção da sua casa. Não só será mais fácil implantar a infraestrutura, como você economizará bastante na parte elétrica, uma vez que o projeto é otimizado para tanto.


Gostou deste artigo? Entre em contato conosco


Fonte: kostenhaus

3 visualizações