top of page

Exemplos de Automação Residencial para Qualquer Ambiente



Exemplos de Automação Residencial

As continuas inovações tecnológicas que ocorrem no mundo também são acompanhadas nos projetos de automação residencial. Cada vez mais é possível encontrar produtos e serviços que atendam às necessidade e gosto específicos, por meio de soluções flexíveis e que se adaptam ao que as pessoas realmente buscam.

Em um cenário de constante desenvolvimento, entre os exemplos de automação residencial existentes é preciso entender que, na hora de implementar o projeto, os integradores de Smart Home devem estar preparados para soluções focadas em conectividade, previsibilidade e interoperabilidade.

Com a diversidade de sistemas disponíveis para a implementação de soluções de automação residencial, confira alguns exemplos de automação residencial e conceitos importantes que não podem deixar de faltar no escopo do projeto:

Segurança


Conceito mais investido nos projetos de automação, a segurança deve oferecer total credibilidade para quem utiliza esse modelo de serviços. Hoje, com a possiblidade de escolha bastante diversificada, a instalação de dispositivos ainda mais inteligentes, priorizando a previsibilidade de situações de risco e invasões são excelentes escolhas.

Junto a isso, incorporar no sistema câmeras inteligentes de alta resolução, com capacidade de identificação de objetos, diferenciando-os é uma alternativa para tomar decisões de alerta precisas. Além da capacidade de diferenciar pessoas, animais e carro, informando sobre as movimentações no espaço, hoje já existem equipamentos que fazem o reconhecimento facial de usuários e desligamento de iluminação, a partir de sensores integrados.

Entretenimento

Com as tecnologias disponíveis os momentos de lazer nas residências tornaram-se ainda mais inesquecíveis. Conhecidos como multi-room, a utilização de um sistema de equipamentos e periféricos que se conectam entre bluetooth e Wi-Fi, por exemplo, é essencial para quem procura uma performance de som com qualidade, sendo ativada independentemente em cada cômodo.

Para que o projeto de automação de áudio e imagem tenha excelência nas tarefas, algumas dicas são importantes na hora de implementá-lo. Manter um padrão de caixas, home theater, subwoofer e demais equipamentos garantem um processo de compatibilidade no funcionamento. Outra dica é verificar se os equipamentos e periféricos se conectam entre bluetooth e Wi-Fi, além se integram com os serviços de música existentes no mercado.

Além do audiovisual, vale avaliar se os aplicativos existentes para esse modelo de solução se integram de maneira personalizada, com o objetivo de controlar iluminação, climatização e motorização de cortinas. Tudo para obter uma experiência única de entretenimento residencial.

Comando de voz


Crescente no mercado mundial, a tecnologia de comando de voz é uma opção de monitoramento que tem facilitado a vida das pessoas dia a dia. Cada vez mais, esses assistentes de voz estão ficando mais contextuais e responsivos aos comandos sobre os equipamentos e dispositivos das residências.

Entre os serviços realizados, os smart speakers oferecem funções de ligação para telefones e listas de compras automatizadas, assim como controles de acionamento de segurança, limpeza ou entretenimento.

Ideal para os projetos de automação residencial, o sistema é flexível e se integra a qualquer plataforma de automação existente. Os assistentes de voz também oferecem integrações com aplicativos de streaming de música e vídeos, que facilitam o acionamento de entretenimento nas residências.

Com o comando de voz você liga a luz ambiente da sala, de acordo com o momento, aciona uma música agradável ou melhor a temperatura do recinto. Utilizando apenas a sua voz.

Gestão e processamentos de informações na rede em nuvem

A comunicação entre os dispositivos requer rapidez, segurança e espaço de armazenamentos das informações. Para que isso ocorra com precisão, a utilização da computação em nuvem é a melhor alternativa para que os comandos das tarefas domésticas sejam realizados sem falhas.

Um dos motivos da utilização da computação em nuvem é a expansão de aparelhos conectáveis, e que precisam de espaços nas redes de informações digitais para que esses dispositivos e equipamentos tenham mais autonomia e cumpram suas atividades sem problemas.

A computação em nuvem é uma grande aliada para os projetos de automação residencial, porque ela permite que os dados (informações) sejam processados e analisados de forma local, com respostas ágil e sem consumo de espaço de banda nas redes domésticas. Esse sistema otimiza o processo e reduz o tempo de resposta, proporcionando custo/benefício para os usuários.

Bem-estar


Diante de tantas bonificações existentes, as tecnologias atuais também oferecem um modelo de serviço que reage de acordo com as condições físicas de seus usuários, proporcionando condições mais agradáveis de uso. Tratam-se de dispositivos para o bem-estar de seus usuários.

Hoje, na automação residencial, esses sistemas realizam transmissões diretas de informações entre equipamentos e centrais (WiFi ou bluetooth), para que possam ter decisões rápidas nas tomadas em tempo real de seus usuários.

O sistema é integrado a sensores e wearables (dispositivos que podem ser utilizados como peças do vestuário). As pulseiras inteligentes são um dos bons exemplos de automação residencial, porque transmitem informações de frequência cardíaca e temperatura corporal aos sistemas de seus usuários. Após a transmissão dessas informações, o sistema avalia e ativa o ar-condicionado ou ventilação para que as pessoas tenham um conforto total no local.

A qualidade de ar indoor (IAQ) também é um serviço realizado pela automação e que possibilita o controle de temperatura do ambiente. O processo monitora a umidade e circulação de ar, com o objetivo de prevenir a formação de mofo e poeira nos cômodos das residências.

Com uma equipe especializada, os projetos de automação conseguem modificar para melhor as tarefas nas residências. A Road Automação realiza e implementa esses projetos de maneira que facilite o uso e que garanta qualidade na implementação de cada dispositivo. Tenha no seu lar mais conforto, otimização do tempo e, principalmente, segurança com tecnologia e serviço de ponta.


Fonte: Bass Automação

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Whatsapp Road Automação
bottom of page