O QUE É CONTROLE DE CENA

O controle da iluminação é uma das funções mais conhecidas de um sistema de automação e a forma como podemos programar as luzes para atender nossas necessidades é conhecida como Controle de Cena.


A maioria das pessosas pensa nas luzes como coisas que são ligadas, desligadas ou suavizadas quando necessário, mas não como um elemento de design e estilo de vida, que pode ser programado para atender um estado de humor, atividades específicas ou uma função recorrente. O Controle de Cena permite configurar as luzes de um ambiente com base em seu uso, de acordo com suas necessidades ou com a atividade que será realizada.

Para entender melhor conceito, pense em algumas situações onde as luzes serão elementos-chave:


IR AO BANHEIRO NO MEIO DA NOITE - Você acorda e, assim que colocas os pés no chão, um caminho de luzes suaves se acende para demarcar o caminho até o banheiro. Ao voltar para a cama, as luzes se apagam com delicadeza, para que você volte a dormir.


RECEBER AMIGOS EM CASA - Você convida alguns casais para um jantar informal. A iluminação pode se iniciar com uma combinação de luzes embutidas, abajures, pendentes e pontos indiretos e, depois de algum tempo, mudar automaticamente para uma configuração mais intimista ou, quem sabe, mais estimulante, valendo-se de luzes LED que mudam de cor. Da até para programar a mudança de foco para outro ambiente e conduzir seus convidados para um novo espaço.


Quando existe uma história por trás das luzes que você vai usar, temos uma CENA. O Controle de Cena permite que você crie infinitas combinações de luzes que podem ser acionadas por um único toque em seu painel de controle, tablet ou celular ou que podem ser executadas de acordo com o horário ou situação pré determinada.


Um uso comum que serve para ilustrar uma cena é o comando chamado pela maioria das pessoas de "Boa Noite". Com um toque, todas as luzes da casa são apagadas, mas se você tiver necessidades específicas pode configurar o recurso com base na sua realidade, deixando a luz de uma varanda acesa ou os pontos de luz que iluminam as escadas com baixa intensidade (dimerizados), com claridade suficiente para que a escada seja usada durante a madrugada com segurança.


Um caso interessante que demonstra a flexibilidade do Controle de Cena é o de um cliente que confessou ter o hábito de fazer "ataques noturnos" à geladeira. Uma das cenas configuradas traz um botão com o título "Dieta" e ilumina o corredor e a cozinha, criando um caminho até o alvo do ataque ;-)

A lista é infinita:

  • Controlar as cores de Luzes LED pelo seu aplicativo de automação ou selecionar um programa que troca as cores sucessivamente.

  • Criar cenários noturnos de acordo com as necessidades, como a iluminação do quintal após o pôr do sol, ou fazer com que as luzes acompanhem os moradores em deslocamentos indoor e outdoor.

  • Ligar as luzes externas com um comando caso algum barulho seja ouvido (geralmente as pessoas acendem as luzes internas, mas isto prejudica a visão do exterior e expõe o morador).

  • Configurar luzes de acompanhamento para receber os moradores, iluminando o caminho de entrada ou áreas pré-definidas.

São muitos os benefícios relacionados à automação de uma casa. O mais conhecido talvez seja tornar a vida mais prática, já que ações rotineiras passam a ser gerenciadas pelo sistema. No entanto, o impacto que uma casa inteligente pode trazer à vida de seus moradores vai além da praticidade, e a configuração de cenas ilustra esta ideia com perfeição.


Diferentes combinações de luzes funcionam como a "roupa" de um ambiente. Uma sala usada para descanso pode se tornar um espaço estimulante para reuniões sociais; um lugar que privilegie a concentração e o foco ou ainda, uma área sofisticada para encontros formais ou reuniões de negócios: é como "trocar a roupa" do espaço, deixando-o com a identidade certa para cada ocasião. Este poder de conferir múltiplas identidades a cada um dos espaços é parte significativa dos benefícios ligados à automação residencial.


Fale com a Fera Smart. Temos especialistas em automação que podem analisar as características de sua residência e seus objetivos para propor diversos cenários. O Controle de Cena é um dos muitos atributos que a automação residencial pode integrar à sua casa.


Fonte: road





10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo