Os segredos para um bom projeto de automação residencial com foco no entretenimento





Quem nunca desejou ter em casa um sistema de automação focado no entretenimento?

Seja para assistir seus filmes e séries favoritas em um verdadeiro cinema em casa ou para ouvir suas playlists prediletas em um som ambiente de qualidade, existem diversas soluções para todos os bolsos e gostos.


Independente do valor do investimento a ser realizado, vamos contar alguns segredos que tornarão seu espaço perfeito para se divertir no conforto da sua casa.


O primeiro ponto de observação deve ser se a iluminação é adequada para os ambientes. Caso defina que aquele ambiente será dedicado ao entretenimento, com a instalação das soluções para os sistemas de áudio e vídeo, sugerimos investir em um bom projeto luminotécnico e de automação para que você consiga controlar sua luminosidade conforme a necessidade. Por exemplo, durante uma sessão de cinema, dimerize a iluminação até que a sala esteja praticamente escura, mas deixe algumas lâmpadas a 25% para quando precisar buscar mais pipoca na cozinha. Caso utilize um espaço compartilhado com outros ambientes, por exemplo a sala de estar e varanda, é importante analisar a instalação de cortinas ou persianas para controlar a entrada de luz natural, por exemplo, para quando for assistir a TV. Já pensou em motorizar essas cortinas ou persianas e incluí-las no sistema de automação? Assim você não precisa parar o que está fazendo para abri-las ou fechá-las, basta controlá-las diretamente do seu smartphone ou tablet.

Outro aspecto importante é verificar o tamanho recomendável da tela de projeção ou da TV baseado na distância das mesmas até o sofá.


Uma tela de projeção ou TV com tamanho desproporcional para o ambiente pode dificultar a leitura de legendas, a percepção de detalhes, além de tornar a experiência desconfortável, dificultando a visualização das cenas.


Por fim, vamos falar sobre o sistema de áudio!


Se estiver pensando em ter um cinema em casa, além de investir em caixas acústicas de qualidade, em configurações e tecnologia para o sistema HT como 5.1, 7.2 e Dolby Atmos, não esqueça de incluir no seu projeto painéis acústicos, para não incomodar os outros moradores da casa enquanto assiste seus filmes e também evitar que ruídos vindos de outros ambientes prejudiquem sua experiência.


Para os outros cômodos da casa, o ideal é utilizar caixas acústicas de embutir no forro de gesso, assim poderá ouvir suas músicas ou entreter seus convidados com praticidade e sem perder a qualidade.


Gostou deste artigo? Entre em contato conosco






Fonte: Intelinn

1 visualização