top of page

Seis dúvidas sobre automação residencial

Atualizado: 2 de nov. de 2022


Montar uma casa inteligente já é uma realidade no Brasil. Os produtos conectados estão cada vez mais acessíveis, e os usuários podem aproveitar diversas funcionalidades que prometem facilitar o dia a dia, incluindo a economia de energia. De lâmpadas smart até ar-condicionado com controle via web.


Atualmente, já existem mais de 300 mil casas com algum tipo de automação no país e a expectativa da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial) é que a tecnologia chegue a dois milhões de residências em dois anos. Se você está pensando em modernizar sua casa, a Road automação pode te ajudar. Confira a seguir seis coisas que você precisa saber para transformar seu lar em uma casa do futuro.


O que é preciso para conectar sua casa?


Uma das principais funcionalidades que as casas smart oferecem é a possibilidade de controlar todas as funções a partir de um dispositivo central. Com seu smartphone, tablet ou até mesmo PC, o usuário pode ajustar a temperatura do ar, acionar uma cafeteira e até regular quando as luzes de casa vão acender.


Para isso, é necessário ter uma rede Wi-Fi disponível, criando um ambiente comum para a comunicação dos aparelhos. Uma vez conectados à Internet, é possível ajustar o funcionamento da casa mesmo à distância.

Quais tipos de aparelhos são usados em uma casa smart?


Os itens mais comuns de casas inteligentes são as lâmpadas smart. Esses dispositivos podem ser controlados de maneira remota e permitem ao usuário ajustar luminosidade, cor e rotina de funcionamento. Conforme a tecnologia avança, novas possibilidades são criadas. Em uma casa completamente integrada, por exemplo, é possível controlar o ar-condicionado, programar o funcionamento de determinado eletrodoméstico, habilitar e desabilitar tomadas e até mesmo abrir a porta de casa ou portão da garagem diretamente de um smartphone conectado.

Qualquer casa pode ser smart?

A principal exigência de uma casa inteligente, é uma conexão Wi-Fi que possibilite a comunicação dos diversos dispositivos. Desse modo, desde que o ambiente tenha uma boa infraestrutura de rede, já é possível iniciar um processo de automatização dos itens. Assim, podemos concluir que sim, qualquer casa pode se tornar uma casa inteligente.

Por que a economia de energia é uma das vantagens de ter uma casa inteligente?

As casa inteligentes têm dispositivos que permitem ao lar entender quais são as necessidades e a rotina dos usuários. Desse modo, a residência pode controlar a iluminação de forma automática, por exemplo, de modo que as lâmpadas não fiquem acesas quando não houver pessoas no ambiente. Tomadas inteligentes também podem interromper o consumo de eletrônicos em stand-by, fazendo com que o usuário não desperdice energia com aparelhos que não estão sendo utilizados. Uma casa completamente conectada à Internet permite ainda desligar dispositivos de forma remota.

Quais são as outras vantagens das casas inteligentes?

Além da economia de energia e da comodidade para controlar as funções mesmo quando estiver na rua, ter uma casa inteligente pode ser uma maneira interessante de aumentar a segurança do seu lar. É possível utilizar sistemas de monitoramento inteligentes que enviam mensagens sempre que algum evento ocorrer, mantendo o usuário ciente do que acontece em casa sem a necessidade de contratar uma empresa de segurança. Além disso, é possível liberar acessos remotamente para atender algum familiar que esqueceu a chave ou uma visita que chegou inesperadamente, por exemplo. Casas conectadas podem ser hackeadas?

Sim. Como todo sistema integrado, as casas conectadas também precisam ser equipadas com recursos de segurança que possam inibir a invasão de hackers. Por isso, é importante que itens como sistemas de monitoramento ou mesmo controle de acessos sejam configurados por profissionais experientes. Assim, fica mais fácil prevenir uma possível invasão, deixando o que é de maior sensibilidade seguro.



Fonte: htecmultimidia

17 visualizações0 comentário

Commentaires


Whatsapp Road Automação
bottom of page