top of page

5 benefícios da Automação para ambiente Corporativo



A Automação permite controlar facilmente dispositivos eletrônicos e a iluminação do ambiente, proporcionando acionar de maneira automática e remota seus equipamentos e recursos.


Além de eliminar os controles remotos, um ambiente automatizado torna simples e fácil o uso dos equipamentos e gera economia de tempo e de energia por não deixar mais as luzes ou aparelhos ligados sem utilidade.


Você já deve ter se deparado com essa cena: ao chegar em uma sala de reunião por exemplo, é comum encontrarmos sobre a mesa diversos controles remotos, as cortinas fechadas, as luzes e o ar condicionado desligados, e para utilizá-la é preciso fazer tudo manualmente. Outra cena cotidiana também é na hora de ir embora da empresa, é preciso que algum funcionário saia verificando se os equipamentos e circuitos de iluminação foram desligados, além de trancar as portas e acionar o alarme.


Apenas com essas situações já dá para imaginar como a automação facilitaria tais rotinas. Mas, antes de te explicar os 5 benefícios da Automação para ambiente Corporativo, é importante que você entenda o que é Automação Corporativa e como podemos aplicá-la.

O que é Automação Corporativa

A Automação Corporativa é algo que permite controlar facilmente dispositivos e a iluminação do ambiente, proporcionando o controle automático e remoto de seus equipamentos e recursos tecnológicos. Isso faz com que a rotina neste ambiente se torne simples e prática, além de agregar economia de tempo e dinheiro, as coisas mais valiosas no mundo corporativo.

Onde e o que pode ser integrado

A Automação Corporativa é ideal para diversos tipos de negócio:

  • Consultórios

  • Lojas

  • Escritórios

  • Salas de reunião

  • Auditórios

  • Hospitais

  • Hotéis

  • Prédios Comerciais

  • Instituições de ensino

Tudo é realizado através de sistemas inteligentes que controlam esses recursos, que podem ser: equipamentos de áudio, vídeo, climatização, iluminação e segurança eletrônica como por exemplo: câmeras, fechaduras digitais, sensores, entre outros.


Agora que você já entendeu o que é, como funciona e o que pode ser automatizado, veja abaixo 5 benefícios da Automação para ambiente Corporativo e entenda melhor como ela tem o poder de facilitar muito a rotina do ambiente:

1. Praticidade

A Automação permite controlar facilmente dispositivos eletrônicos e a iluminação do ambiente. Já imaginou que prático o funcionário responsável ou dono da empresa controlar todos os recursos tecnológicos do ambiente através de keypads, celular, tablet ou notebook. Ou melhor ainda, ter cenas pré-programadas para que as coisas aconteçam sozinhas, ou que o responsável consiga desligar diversos aparelhos e circuitos com apenas um comando.

Ter o controle fácil e remoto de todo o ambiente corporativo transforma ações complexas e demoradas em simples e rápidas.

2. Segurança

Mesmo distante do local, você é notificado de tudo o que acontece. Os detectores de fumaça, por exemplo, podem evitar um acidente ao notificar o responsável assim que detectar sinal de fogo. As câmeras de segurança possibilitam seu dono verificar as imagens da empresa em tempo real através do seu celular, além de armazená-las com segurança.


Os sensores de presença também são um grande aliado, pois notificam o usuário ao notar a presença de alguém na empresa fora do horário do expediente. O uso de fechaduras digitais com acesso biométrico ou senha, também são grandes aliados na segurança, pois possibilitam que o dono seja notificado, em tempo real, sobre a abertura da porta por determinado usuário.

3. Economia

Tudo o que é utilizado com inteligência tem seu custo e desperdício reduzido. Além de não deixar mais equipamentos ligados sem necessidade, ou até mesmo esquecer luzes ou aparelhos ligados, é possível também que o dono da empresa ou responsável receba informações em seu celular do consumo elétrico e hidráulico do local.


Dessa maneira é possível ter um conhecimento prévio dos gastos de água e energia além de gerar eficiência energética ao local.

4. Produtividade

A facilidade para realizar tarefas do dia a dia é um dos maiores benefícios da automatização corporativa, pois proporciona ao responsável ter mais tempo para tarefas importantes do dia a dia.

5. Sofisticação

Uma organização que se mostra antenada com as tendências de tecnologia e automação, dá a percepção de um ambiente bom para se trabalhar e fazer negócios, pois está seguindo o fluxo da evolução tecnológica.


Resumindo, em um Ambiente Corporativo Automatizado as tarefas podem ser realizadas de maneira mais rápida, com execuções automáticas através de cenas pré-programadas. Isso evita a perda de tempo com detalhes como o preparo de auditórios, salas de reuniões, videoconferências ou o simples ato de ligar, ou desligar luzes e aparelhos.


Gostou do artigo de hoje?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco.




Fonte: autoserver

15 visualizações
Whatsapp Road Automação
bottom of page