top of page

Os segredos para um bom projeto de automação residencial com foco no entretenimento





Quem nunca desejou ter em casa um sistema de automação focado no entretenimento?

Seja para assistir seus filmes e séries favoritas em um verdadeiro cinema em casa ou para ouvir suas playlists prediletas em um som ambiente de qualidade, existem diversas soluções para todos os bolsos e gostos.


Independente do valor do investimento a ser realizado, vamos contar alguns segredos que tornarão seu espaço perfeito para se divertir no conforto da sua casa.


O primeiro ponto de observação deve ser se a iluminação é adequada para os ambientes. Caso defina que aquele ambiente será dedicado ao entretenimento, com a instalação das soluções para os sistemas de áudio e vídeo, sugerimos investir em um bom projeto luminotécnico e de automação para que você consiga controlar sua luminosidade conforme a necessidade. Por exemplo, durante uma sessão de cinema, dimerize a iluminação até que a sala esteja praticamente escura, mas deixe algumas lâmpadas a 25% para quando precisar buscar mais pipoca na cozinha. Caso utilize um espaço compartilhado com outros ambientes, por exemplo a sala de estar e varanda, é importante analisar a instalação de cortinas ou persianas para controlar a entrada de luz natural, por exemplo, para quando for assistir a TV. Já pensou em motorizar essas cortinas ou persianas e incluí-las no sistema de automação? Assim você não precisa parar o que está fazendo para abri-las ou fechá-las, basta controlá-las diretamente do seu smartphone ou tablet.

Outro aspecto importante é verificar o tamanho recomendável da tela de projeção ou da TV baseado na distância das mesmas até o sofá.


Uma tela de projeção ou TV com tamanho desproporcional para o ambiente pode dificultar a leitura de legendas, a percepção de detalhes, além de tornar a experiência desconfortável, dificultando a visualização das cenas.


Por fim, vamos falar sobre o sistema de áudio!


Se estiver pensando em ter um cinema em casa, além de investir em caixas acústicas de qualidade, em configurações e tecnologia para o sistema HT como 5.1, 7.2 e Dolby Atmos, não esqueça de incluir no seu projeto painéis acústicos, para não incomodar os outros moradores da casa enquanto assiste seus filmes e também evitar que ruídos vindos de outros ambientes prejudiquem sua experiência.


Para os outros cômodos da casa, o ideal é utilizar caixas acústicas de embutir no forro de gesso, assim poderá ouvir suas músicas ou entreter seus convidados com praticidade e sem perder a qualidade.


Gostou deste artigo? Entre em contato conosco








Fonte: Intelinn

5 visualizações
Whatsapp Road Automação
bottom of page