top of page

Projetor ou TV para uma sala de cinema? Qual escolher?



Você já assistiu à um filme na sala Samsung Onyx 4K, disponível em São Paulo no Shopping JK?


A sala é equipada com um display modular de 455”, a primeira sala de cinema sem projeção no Brasil.


No mesmo local você encontra a sala IMAX, que usa tecnologia desenvolvida para maximizar o envolvimento do espectador, tanto no áudio quanto no vídeo.


Duas tecnologias para a mesma aplicação, uma tem um display modular e a outra usa tecnologia de projeção.


Uma coisa é fato, a experiência em uma tela gigante é imbatível.

A diferença do tamanho da tela em uma sala IMAX é tão grande, que a diversão é garantida.

Quando eu vou ao cinema, vou para me divertir e descansar.


Eu prefiro a sala IMAX.

Não estou preocupado com nível de preto, contraste, pixels ou brilho, quero curtir o filme e ter uma experiência agradável.


Falando especificamente do IMAX, as proporções de imagem são de 1.90:1 ou 1.43:1, diferente do tradicional 16:9 das TVs. Os filmes precisam ser gravados, ou adaptados para exibição.


Mas e o cinema em casa?


Na minha casa eu tenho um projetor Panasonic PT-AE8000 1080P que tem uma imagem ótima em uma tela de 110”.

Eu também tenho uma TV LG OLED EVO de 65” que é a melhor imagem que eu já vi em uma TV.


Qual eu prefiro?


Apesar de eu amar minha sala de cinema com projetor, a imagem da TV LG OLED EVO explode aos olhos.

Pretos totalmente escuros, brilho na medida certa e ainda tem a tecnologia Dolby Vision, presente nos filmes e séries da Disney+ e Netflix.


Não podemos deixar de lado o fator preço.

Uma TV 8K de 85” custa mais caro do que um ótimo projetor e tela de 110”. Uma TV 4K de 65” tem um preço mais acessível do que o projetor e a tela.


Como decidir?


O uso da sala é o fator determinante. É uma sala de uso misto? O local é integrado à outro ambiente? Se esse for o caso, opte pela TV.


Como não têm brilho próprio, mesmo com telas que minimizam o problema, os projetores funcionam melhor em ambientes escuros.


É uma sala de uso dedicado? Nesse caso eu recomendo o uso de um projetor. Assim como no IMAX, o envolvimento é superior, além de ser possível instalar as caixas atrás da tela!

Uma alternativa para a sala de cinema dedicada é o The Wall da Samsung, que tem a vantagem de aumentar a resolução em função do tamanho da tela.


Outra opção tanto para salas dedicadas quanto para salas de uso misto é a projeção de curta distância UST. Esses projetores permitem uma imagem espetacular com telas de até 120”, sem o problema de uma TV gigante, como transporte, espaço e peso.


Conclusão


Você tem uma sala dedicada de cinema? Recomendo que opte por um excelente projetor e uma tela de 110″ ou maior. Certamente terá o melhor envolvimento e junto com um sistema de áudio bem dimensionado, você vai curtir seus filmes e séries como se estivesse em um cinema.


Para todos os outros casos eu recomendo uma TV. Quem tem criança em casa e usa o Youtube, quer acionar pela Alexa ou Google, liga e desliga a TV com frequência e ainda quer uma imagem que salte aos olhos, a TV é a melhor opção.


Além do áudio e vídeo, recomendo que invista em uma solução de automação de iluminação e som ambiente.


Faça uma pesquisa e encontre o profissional mais próximo de você.


Gostou deste artigo? Entre em contato conosco


Fonte: queroautomacao

21 visualizações
Whatsapp Road Automação
bottom of page